segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os cinco principais movimentos da terra

Rotação - A Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário. A duração da rotação é de 24 horas. Conseqüências da rotação: * Sucessão dos dias e das noites. * Fusos horários. * Circulação geral da atmosfera. * Correntes marítimas.

Translação - é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol; leva um tempo total aproximado de 365 dias e 6 horas até que se complete um ano, e é o responsável pelo Ano Bissexto. Erroneamente é também associado ás estações do ano, o que facilmento pode ser posto de parte ao se observar que no mesmo momento de translação, pode ser verão nas zonas temperadas do hesmifério Norte e inverno nas zonas temperadas do hemisfério sul.
Precessão - é o movimento de deslocamento do eixo da Terra, executando uma trajetória semelhante à de um pião.De modo análogo a um pião, o eixo da terra descreve uma superfície cônica em torno da reta normal ao plano da órbita da terra em torno do Sol É o responsável pelas eras astronômicas, com duração de cerca de 2240 anos em cada signo do Zodíaco. Demora aproximadamente 25.868 anos até completar uma precessão e o eixo da Terra se deslocar por todos os doze signos. É também responsável pelos fenômenos das estações do ano, pelos Solstícios e Equinócio. A inclinação do eixo da terra provoca o efeito de a luz do sol ter de percorrer uma maior ou menor quantidade de atmosfera e erger-se menos ou mais em relação ao horizonte, é esse efeito que provoca as estações do ano.

Nutação - é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos. Ela é causada pela força gravitacional da lua à Terra. A nutação é provocada por uma inclinação de 5,1º do plano da órbita da Lua em relação à eclíptica, pela qual a Precesão é durante 9 anos de maior e depois 9 anos de menor intensidade do que na media. Este efeito é matemáticamente separado em duas componentes: a nutação ecliptica longitudinal de ±17,24" e a inclinação da eclíptica de ±9,21".
Revolução - é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol, descrevendo uma trajetória helicoidal. Não se trata de um movimento próprio da Terra, uma vez que a Terra está sendo arrastada pelo Sol.

Além desses cincos movimentos, há outros movimentos menores que são variações destes, como a polariadade invertida. OBS: Quando falamos da Terra o certo é adotarmos apenas como movimentos oficiais os de rotação e translação. Os outro movimentos que são por volta da 14 não são considerados oficiais.

Planetas

Os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais: os grandes e de baixa densidade planetas gigantes gasosos e os menores e rochosos planetas terrestres. Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas terrestres Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.
Além disso, o Sistema Solar possui também pelo menos cinco planetas anões[3] e centenas de milhares de corpos menores do Sistema Solar.

O Universo

O Universo é muito vasto, e há muito tempo o ser humano tem procurado desvendar seus misterios. Se buscarmos na História, iremos descobrir povos que no passado foram grandes astrônomos. os maias,entre muitos outros.
     Para esses povos do passado, os conhecimentos astronômicos foram muito importantes , pois os ajudavamde forma prática em suasatividades cotidianas. Plantar,colher,pescar e até viajar foram algumas das tarefas que  ficaram mais fáceis quando se passou a observar e a dominar conhecimentos de astronomia.