No Brasil,utilizamos a unidade quilômetro.No espaço,pórem,as distâncias são enormes.Os Astrônomos utilizam outras unidades de distância.Uma delas é dominada ano-luz.A luz viaja no espaço numa velocidade fantástica de 300 mil km\s.
Em um ano,ela percorre o equivalente a 9,5 trilhões de km.Se pudéssemos viajar com uma nave espacial nessa velocidade,levaríamos cerca de oito minutos para chegar ao Sol,que está a 150 milhões de quilômetros da Terra.
Quando se olha o céu em noite estrelada,é fácil perceber que a Terra não está sozinha no espaço.Existem muitos outros corpos celestes espalhados pelo Universo,cada um agrupado em suas devidas Galáxias e Constelação.
segunda-feira, 25 de março de 2013
terça-feira, 19 de março de 2013
Estrelas
Quando observamos as estrelas nos encantamos coma imensidão de pontinhos brilhantes que parecem piscar o tempo todo como se tivessem várias pontas.
As estrelas parecem pontinhos porque estão muito distantes.
Na verdade são corpos celestes que têm luz própria,cor e brilho diferenciados .
As estrelas são formadas de gases quentes que imitem radiação eletromagnética .O sol, a estrela mais próxima da terra ,de coloração amarela, apresenta a magnitude absoluta de 4,8, resultado obtido por meio de cálculos matemáticos que quantificam a intensidade do brilho das estrelas .Isso significa que existem milhares mais e menos brilhantes que o sol. Nem todas podem ser vistas a olho nu . Outra característica comum está no poder de atração dos corpos celestes de menor massa , com os planetas .
fonte:http://astroweb.iag.usp.br/~dalpino/AGA215/
APOSTILA/cap10new.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)